domingo, 3 de maio de 2020




Similaridade ou Singularidade
A única coisa de que tenho certeza
 é da singularidade do indivíduo.
Sabemos que similarade refere-se àquilo que é semelhante, igual, e que singularidade destaca as condições da individualidade, aquilo que é próprio e único em cada indivíduo.
Como bem destaca Albert Einstein, a singularidade é inerente a cada um de nós, qualidades e deficiências frutos de nossa genêsis heriditária. Fruto da sociedade e da cultura do país em que vivemos, de nossa educação e formação intelectual, de nossa capacidade de assimilar as benesses e as forças da natureza.
O que difere o grande ator do ator comum é sua capacidade em perceber e definir as singularidades de cada personagem que vive. Fugir da mesmice de representar sempre a mesma personagem.
Os grandes dramaturgos a cada obra e em cada obra criaram e criam personagens únicos, singulares, os dramaturgos comuns contentam-se com personagens similares, repetitivos, cansativos, mediocres.
Como operarios dos palcos podemos escolher o tipo de criadores que pretendemos ser.
Como seres, atores da vida, podemos da mesma forma escolher, em nos contentarmos em ser mais um na manada, ou sermos seres singulares e definir e controlar o rumo de nossas vidas e de nossos ideais e sonhos.
Segue o Teu Destino

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

Ricardo Reis, in "Odes"
Heterónimo de Fernando Pessoa



Discutimos mais sobre esse tema em nosso livro:

LUZES DA RIBALTA
Ator e Ser
Fantasia, sonho e realidade na longa jornada em direção ao palco.

Leia o livro, comente, compartilhe os comentários, vamos transformá-lo juntos.

2 comentários:

  1. Sim, prof. Caetano, e perceber aonde está essa harmonia nas singularidades do ator e no personagem que se dará o frescor.... a vida de um personagem singular. Trabalho, estudo, trabalho, estudo...

    ResponderExcluir